Ao passo que novas tecnologias foram desenvolvidas, procedimentos e recursos foram aperfeiçoados concedendo as condições ideais para que as operações desempenhadas no segmento da construção civil obtivessem uma capacidade de rendimento superior.

No caso das metodologias de contenção, podemos destacar a execução de obras de muros de arrimo cuja a qual possibilitou a estabilização de terrenos íngremes, permitindo a realização de atividades em seus arredores.

Sendo assim, foram concebidas empresas especializadas, elevando o acesso a esses serviços, amplificando a eficácia de obras geotécnicas.

Mas afinal, o que é a execução de obras de muros de arrimo?

A execução de obras de muros de arrimo se trata do conjunto de ações destinadas a construção de paredes estruturais com constituição vertical ou semi vertical, cujas as quais podem ser elaboradas de acordo com os requerimentos técnicos do projeto.

Em modo geral, esses muros podem exibir uma fundação profunda ou rasa, da mesma maneira em que podem apresentar diferentes modelos como:

  • Muros de Gravidade – elaborados por alvenaria, gabião, pedras, pneus e tijolos;
  • Muros de Flexão – podendo ser construídos com ou sem tirantes ou contrafortes.

No caso dos muros com a presença de tirantes, os mesmos são conetados a elementos resistentes a tensão cujos os quais são alicerçados em pontos específicos de um talude, originando um coeficiente de força apropriado para formar uma resistência contra o maciço.

Em decorrência desses processos, o talude – seja esse formado de modo natural ou resultante da execução de aterramento ou escavação, por exemplo – é devidamente estabilizando, sendo eliminado a possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra ou rochas.

Dessa forma, a execução de obras de muros de arrimo supervisionada consiste no investimento para garantir a segurança.

O texto acima "Execução de Obras de Muros de Arrimo" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.