À proporção que tecnologias inovadoras foram disponibilizadas, iniciou-se um processo de aprimoramento tanto de recursos quanto de metodologias, concedendo as condições ideais para impulsionar a capacidade de rendimento dos procedimentos exercidos na construção civil.

Nos dias atuais, a execução de obras de muros de contenção corresponde a uma das etapas presentes no solo grampeado, da qual além de ser desenvolvida a partir desse avanço, contribui para a estabilidade de um terreno íngreme.

Dessa forma, foram originadas empresas especializadas, dispondo da missão de garantir a efetividade das atividades descritas.

A indispensabilidade da execução de obras de muros de contenção

Primeiramente, o solo grampeado se trata do conjunto de métodos cujos os quais são empregados com a finalidade de proporcionar melhorias a um talude tanto de origem natural quanto formado em resultado da realização de atividades como o aterramento e escavação, por exemplo.

Esse aperfeiçoamento decorre a partir da introdução de chumbadores – em cavidades executadas pela prévia perfuração – em todo o maciço, dos quais são alicerçados com a injeção de calda de cimento. Em seguida, se sucede a execução de obras de muros de contenção, garantindo a estabilidade do talude.

Basicamente, após os chumbadores serem devidamente alicerçados, é aplicado sobre a superfície do maciço um revestimento composto por concreto projetado. Esse elemento consiste na mistura de cimento, areia, água, pedrisco e aditivos, que é impulsionado e distribuído sobre o talude por via de ar comprimido.

Em decorrência desses fatores, a execução de obras de muros de contenção é a resposta para a formação da parede estrutural, eliminando a possibilidade de se suceder contratempos como o deslocamento de terra e o consequente comprometimento da obra.

Criado em: 11/06/2018 - 10:28


Sobre a categoria dessa página Contenção de Solo: Confira artigos a respeito de contenção de solo, prontos para sanar suas dúvidas sobre o melhor para a sua obra.