Execução de Obras de Recuperação de Taludes

Ao passo que foi verificada a necessidade de serem executadas operações cada vez mais complexas, métodos e insumos foram aperfeiçoados com a aplicação de novas tecnologias motivando assim, o impulsionamento da capacidade técnica e produtiva do setor de construção civil.

Com isso, metodologias como o solo grampeado foram desenvolvidos, proporcionado as condições ideais para consolidar a contenção de terrenos íngremes mesmo que já tenham sofrido com o deslizamento de massas.

Conheça a essencialidade e os benefícios da execução de obras de recuperação de taludes

Na ausência do tratamento apropriado, um terreno em aclive ou declive se torna passível de adversidades como os deslizamentos de terra ou rompimentos, independentemente se a sua origem é proveniente de ações geológicas ou por conta de atividades como a escavação e aterramento.

A execução de obras de recuperação de taludes por via de métodos como o solo grampeado, solidifica a estrutura do maciço, estabilizando-o, mesmo que tenha sido verificado o escorregamento e outros contratempos.

Basicamente, o solo grampeado proporciona melhorias ao talude a partir da introdução de chumbadores distribuídos pelo maciço e alicerçados com a injeção de calda de cimento, dos quais recebem um vestimento de concreto projetado, assegurando a contenção.

Ademais, de forma simultânea a essas práticas, é realizado a drenagem profunda com os drenos sub-horizontais (DHP) e a drenagem de superfície com o uso de canaletas juntamente aos drenos de paramento.

O texto acima "Execução de Obras de Recuperação de Taludes" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.