Execução de Obras de Solo Grampeado Ecológico

A intensificação da necessidade de serem elaboradas obras cada vez mais seguras e providas de uma sólida infraestrutura, motivou o surgimento de métodos e recursos altamente tecnológicos.

Atualmente, o solo grampeado se trata de uma das metologias desenvolvidas cujas as quais se destacam não somente por conta de seu notável potencial técnico, mas também, pelo fato de proporcionar a segurança.

A essencialidade da execução de obras de solo grampeado ecológico

O solo grampeado corresponde ao conjunto de técnicas cujas as quais são executadas com a finalidade de promover o aprimoramento de solos inclinados. Em outras palavras, se trata da contenção de taludes naturais (compostos por ações naturais e geológicas) e artificiais (constituídas por intermédio de escavações e aterramentos, por exemplo).

Basicamente, as obras de solo grampeado são realizadas inicialmente com a aplicação de chumbadores verticais, onde o modo de aplicação (tanto descendente quanto ascendente) é estabelecido de acordo com as propriedades da região. Após o firmamento dessas estruturas, é consolidado um revestimento formado com concreto projetado.

Em meio dos processos descritos, é efetuada a drenagem profunda (utilizando o DHP – Dreno Sub-Horizontal Profundo) e de superfície (empregando os drenos de paramento e canaletas).

Logo, a execução de obras de solo grampeado ecológico baseia-se em uma atividade da qual proporciona as condições favoráveis para a estabilização e controle de terrenos íngremes.

O texto acima "Execução de Obras de Solo Grampeado Ecológico" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.