Execução de Obras de Tirantes de Cordoalha Protendidos

Em concordância ao aumento da urgência em impulsionar a capacidade produtiva de setores como a construção civil, sucedeu-se o desenvolvimento de uma extensa gama de métodos e recursos providos de elevada tecnologia.

A aplicação de tirantes protendidos constitui-se da técnica originada por via desse avanço, cuja a qual se tornou amplamente empregada por conta de assegurar a contenção de terrenos íngremes.

Quais são os benefícios da execução de obras de tirantes de cordoalha protendidos?

Primeiramente, os tirantes correspondem a elementos elaborados de acordo com os requerimentos de um determinado projeto, sendo que geralmente são empregados os materiais resistentes à tração, assim como a própria cordoalha.

Após a perfuração ser realizada, os tirantes de cordoalha podem ser introduzidos no maciço tanto de forma vertical quanto sub-horizontal, onde o alicerçamento se sucede com a injeção de substâncias aglutinantes tais como a calda de cimento, compondo o buldo de ancoragem do qual permanece conectado à parede estrutural.

No caso da execução de obras de tirantes de cordoalha protendidos, esses elementos são projetados com o intuito de gerarem um estado prévio de tensão. Isso decorre pois esses tirantes aplicam um coeficiente de força na estrutura de contenção ocasionando a contraposição ao maciço.

Preservando o meio ambiente, esses procedimentos são concretizados visando a proporcionar a estabilidade aos taludes naturais e artificiais, a sustentação de paredes e ancoragem de lajes contra subpressão.

Logo, a execução de obras de tirantes de cordoalha protendidos, corresponde a resposta para garantir não somente a segurança, mas também, a efetividade ao seu projeto.

Criado em: 11/06/2018 - 10:53


Sobre a categoria dessa página Contenção de Solo: Confira artigos a respeito de contenção de solo, prontos para sanar suas dúvidas sobre o melhor para a sua obra.