Execução de Obras de Tirantes de Monobarra Protendidos

O surgimento de recursos e insumos providos de tecnologia de ponta, proporcionou as condições adequadas para o impulsionamento da capacidade de rendimento de setores como a construção civil, por exemplo.

A aplicação de tirantes protendidos se trata de uma das técnicas concebidas por via dessa evolução, cuja a qual se tornou amplamente empregada devido ao fato de possibilitar a contenção de terrenos em aclives e declives.

Por que a execução de obras de tirantes de monobarra protendidos se tornou fundamental?

Inicialmente, os tirantes correspondem aos elementos produzidos por materiais resistentes a tração, tais como a monobarra, onde a composição dos próprios pode variar de acordo com as especificações do projeto.

Basicamente, após ser realizada a perfuração, um tirante é introduzido em um maciço – de forma vertical ou sub-horizontal – sendo alicerçado a partir da injeção de aglutinantes como a calda de cimento.

Uma vez que são efetuadas essas atividades, é formado o buldo de ancoragem cujo o qual além de se manter conectado a parede estrutural, concede a estabilidade tanto aos taludes artificiais (compostos por meio do aterramento e escavação) quanto aos taludes naturais (concebidos por via de ações geológicas e naturais).

O diferencial da execução de obras de tirantes de monobarra protendidos é verificado no fato desses elementos serem alicerçados de modo que originam um estado prévio de tensão. Em outras palavras, um tirante protendido promove um coeficiente de força criando a resistência da parede de contenção contra o maciço.

Dessa forma, a atuação da empresa certa nas questões de execução de obras de tirantes de monobarra protendidos representa a resposta para consolidar a segurança de um projeto.

O texto acima "Execução de Obras de Tirantes de Monobarra Protendidos" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.