Conforme foi intensificada a urgência em ser impulsionada a capacidade técnica e produtiva de segmentos tais como a construção civil, foi iniciado um processo de desenvolvimento do qual resultou no surgimento de diversos recursos de alta performance.

A aplicação de tirantes protendidos corresponde a uma das técnicas provindas desse avanço, cuja a qual se destaca por conta de possibilitar as propriedades ideais para que um determinado terreno íngreme seja devidamente contido.

O que é a execução de obras de tirantes protendidos?

A inicialmente, os tirantes são elementos que podem ser compostos por materiais resistentes à tração, selecionados de acordo com as especificações do projeto, como barras de aço, cordoalhas, fios e monobarra metálica.

Podendo ser introduzidos de modo sub-horizontal ou vertical em um maciço, os tirantes são alicerçados com a injeção de calda de cimento, o que constitui o buldo de ancoragem conectando-se à parede estrutural, garantindo a fixação no terreno.

No caso da execução de obras de tirantes protendidos, esses elementos são fixados com o intuito de gerarem um estado tensão, ou seja, aplicarem uma força na estrutura de contenção contra o maciço.

Em modo geral, essa operação é efetuada visando conter e certificar a estabilidade de taludes naturais e artificiais, ancoragem de lajes objetivando a erradicação de subpressão ou a sustentação de paredes e cortinas.

Além de serem realizadas a fim de impossibilitarem a decorrência de adversidades como deslizamentos, por exemplo, todas essas práticas não ocasionam prejuízos e danos ao meio ambiente.

Logo, o serviço de execução de obras de tirantes protendidos consiste no investimento para que o seu projeto obtenha a segurança tão desejada.

O texto acima "Execução de Obras de Tirantes Protendidos" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.